Regionalização américas
Clima, população, cultura, e economia são exemplos de características geográficas que se apresentam de maneira diversificada no nosso continente. Essa diversidade nos permite dividir o continente de diferentes maneiras, separando a América conforme as semelhanças e diferenças geográficas existentes no seu território. Existem inúmeras formas de dividir a América em regiões. Três divisões regionais são as mais conhecidas e utilizadas pelos estudiosos: Física, Sócio-econômica e Histórico-cultural.
Divisão Física
Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato do continente. Se observarmos a América, temos duas grandes porções de terras (América do Norte e América do Sul), interligadas por uma terceira porção estreita de terra (América Central).
Divisão histórico-cultural
Divide a América a partir das características históricas, especialmente as relacionadas a formação da população dos países americanos. Marcada pela miscigenação, a origem da atual população americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indígenas com europeus, africanos e asiáticos. Esse processo não se resume aos aspectos físicos da população como cor da pele e dos olhos, mas a cultura dos povos. Nosso continente se formou através da mistura entre as inúmeras culturas que aqui se encontraram.
Porém, essa mistura não ocorreu de forma uniforme. Em cada região temos o predomínio de características populacionais e culturais diferentes das demais. A partir disso, dividimos a América em sete principais regiões culturais: América Anglo-Saxônica, Região Centro-americana, Antilhas, Guianas, América Andina, América Platina e América Portuguesa.
Divisão Sócio-econômica
Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De um lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento. Essa diferença entre as