Abate de aves efluentes
TRATAMENTO DE EFLUENTES
EFLUENTES E RESIDUOS ORIUNDOS DO PROCESSO DE ABATE DE AVES
Entrevista a Dambyto – Morro Redondo
Mauricio Rafael Brisolara Cruz
3º Semestre de Tecnologia em Gestão Ambiental
Professora Beatriz Fabião
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo relatar as origens e o destino do efluente e dos resíduos do abatedouro de aves do Morro redondo, para isso foi feita uma entrevista a uma área de nossa região, a cooperativa sul-riograndense de laticínios limitada, que produz o frango Dambyto.
Iremos relatar o tratamento adequado do efluente, para que o mesmo não venha a contaminar o ambiente e a área em que é expulso.
2 – DESENVOLVIMENTO
Etapas do processo de abate de aves:
Pré-abate
Abate
Sangria
Escalda
Depenagem
Evisceração
Pré-resfriamento
Resfriamento
Gotejamento
Classificação
Embalamento
Armazenamento
Expedição
Esses são os dados da entrevista, estarão relatados adiante.
*Supervisor do Controle de Qualidade: André Rodrigues (entrevistado), tempo de trabalho na empresa 3 anos e 6 meses.
*Responsável técnico:
Antônio Sergio Martins
*Gerente Frigorífico:
Mauricio Puccinelli
3 - ETAPAS PROCESSADAS PELA EMPRESA
O processo de abate começa com a insensibilização, a ave recebe um choque fica inconsciente, e vai para a sangria, nessa área é feito um corte no pescoço da ave, e ela vai para o túnel de sangria, onde perde 80% do sangue em 3 minutos, dando origem aos primeiros efluentes. Após isso vai para o tanque de escaldagem, onde a avae é mergulhada em agua com temperatura de 59°C para afrouxar as penas, porem algumas penas caem também, juntamente com a agua que deve ser trocada de tempo em tempo, dá origem a outro efluente.
Após isso a ave passa para a depenagem, que é feito por um sistema, essas penas não vão pra o efluente, após isso então passam para inspeção, onde é feito o corte das patas e da cloaca, que são os próximos resíduos, então a ave passa para secção