resenha critica filme Além da sala de aula
“ALÉM DA SALA DE AULA”
Trabalho apresentado para obtenção de Nota parcial do 1º Bimestre da Disciplina Ética Profissional do Pedagogo e Educação e Sociedade Contemporânea Ministrada pela Profª. Me. Edna de Oliveira Fernandes Pereira, no Curso de Pedagogia da Faculdade Calafiori.
São Sebastião do Paraíso- 2015
Resumo do filme
A professora iniciante Stacey Bess, aceita a vaga temporária como professora de uma escola de abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas defrequentar a escola de ensino regular.
A escola é um galpão improvisado, as famílias vivem em alojamentos, trailers e carros. Os problemas enfrentados nesta escola improvisada são vários, alguns são: diferença de idade entre as crianças, alimentação e a ausência de carteiras e livros.
Bess, mãe de duas crianças e grávida de uma terceira, além de disposição, contará com amor e dedicação.
A professora escolhe como líder o aluno mais rebelde, Danny, sentindo parte de si e precisaria muito mais que contar com administrativo começa a pintar sozinha a sala, traz utensílios que a mesma adquiriu com recurso próprio. Um sem-teto ajuda Stacey pintar a sala de aula, uma aluna ajuda limpar o quadro negro.
Depois de muito trabalho, esforço e determinação e muitas visitas ao novo diretor de pessoal Dr. Warren, ao conhecer a realidade local, passa a enviar material escolar, até o piano de sua filha que não tem mais utilidade em casa.
Contudo esta professora não se vê mais longe deste âmbito, sua família está envolvida e a escola se torna parte de sua vida, Bess após ganhar seu bebê não se sente confortável pois a falta da sala, crianças a torna membro daquela comunidade.
Introdução
O educador deve respeitar os estádios de desenvolvimento da criança sem ultrapassar etapas, considerando o ritmo e a necessidade de cada criança como ser individual assim, valorizar e escutar a criança contribuindo para o