Resenha do filme os companheiros
Semestre 2013.02
Goiás, GO
Agosto de 2013
Elaboração de Resenha
____________________________________
INTRODUÇÃO
A resenha constitui num texto que expõe a síntese de um livro, artigo e/ou outros objetos de reflexão, apresentando uma análise dos elementos axiais e abordagens teórico-metodológico do objeto em questão. Além de aferir a relevância e clarificar ao leitor a que público destina-se o texto lido, assim como, avaliar o conteúdo e possíveis limites e potencialidades da obra.
A construção de uma resenha insere-se amplamente diante do crescimento exponencial de livros publicados. A necessidade de identificar e/ou escolher devidamente certos livros, sem a leitura integral, possibilitou a produção ampla de resenhas. A função do resenhista vem contribuindo significativamente para a escolha e seleção de livros por áreas temáticas, por referencial teórico-metodológico, por perfis de leitores dentre outros aspectos.
Portanto, a resenha cumpre uma importante função na ciência e produção do conhecimento, em especial, diante da avalanche de livros que anualmente é lançado nacional e internacionalmente.
Em consonância com as formulações de Eva Maria Lakatos, Maria de Andrade Marconi e Ivan Carlo Andrade de Oliveira apresentamos os elementos centrais para elaboração da Resenha Crítica para as disciplinas de Matrizes Teóricas para o Serviço Social III, Ética e Serviço Social, Planejamento e Gestão em Serviço Social e Política Social II.
O objeto em análise são os textos indicados nas respectivas disciplinas e a relação com o Filme: Os Companheiros [ I Compagni]. Direção: Mario Monicelli. Distribuição: Lume Produções Cinematográficas. Elenco: Marcello Mastroianni, Renato Salvatori, Annie Girardt e Bernand Blier. 1963. 1. DVD (126 min). Cor: P & B. Italiano. Nesta direção a resenha deve constar os seguintes aspectos:
1 - Referência bibliográfica completa
Inicialmente, o