QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
As empresas estão cada vez mais adotando organizações administrativas que voltem para a gestão de pessoas, onde pretendem com o passar do tempo se tornam mais humanas, concedendo uma ambiente de trabalho mais favorável para seus funcionários.
A qualidade de vida no trabalho tem um efeito muito grande na produtividade da empresa, sendo assim um fator refletor em seus resultados, pois funcionários que possuem maior bem-estar e satisfação nas empresas, possuem maior dedicação e interesse de seus colaboradores, além de possuirem a possibilidade de um desenvolvimento pessoal.
Outro fator importante da qualidade de vida no trabalho é a integração com seus superiores, colegas de trabalho, visando a compreensão das necessidades de todos os colaboradores, tendo como o resultado uma eficácia orgazicional.
Temos o conhecimento de que todo ser humano deve possuir um trabalho para suprir suas necessidades básicas, porém, as empresas que possuem melhores condições de trabalho estão abrindo um ponto competitivo contra outras empresas que hoje não tem este fator como algo importante para a empresa, devendo dar a seus funcionários boas condições de trabalho para que resulte no aumento não só da produtividade, mas também na saúde mental e física do mesmo.
Para que haja qualidade de vida no trabalho é necessário possuir também qualidade total, ou seja, é necessário que a empresa seja boa em seu mercado. A qualidade de vida no trabalho não é somente política de benefícios, atividades festivas de congraçamento, embora essas sejam importantes em uma estratégia global. O fator principal tem haver essencialmente com a cultura organizacional. São fundamentalmente os valores, a filosofia da empresa, sua missão, o clima participativo, o gosto por pertencer a elas e as perspectivas concretas de desenvolvimento pessoal que criam a identificação empresa-empregado. O ser humano fazendo a concepção da empresa e em suas estratégias.