SGI - Uma tríplice mentira

1221 palavras 5 páginas
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO: uma tríplice mentira
“Paper” de Eduardo Moura foi escolhido para ser apresentado na Conferência Internacional 2012 da TOCICO.
Ao nos comunicar a notícia que nos encheu de orgulho, Carol Ptak (General Manager da TOCICO) disse: “Este ano recebemos propostas de temas como jamais tinha ocorrido, o que tornou o processo de seleção ainda mais difícil. Parabéns por ter sido escolhido!”.
Sei que o título acima soa ofensivo para muitos profissionais cuja função é justamente cuidar do SGI (Sistema de Gestão Integrado) na empresa. Mas, como em todo artigo que escrevo, a idéia não é ofender e nem suscitar vã polêmica, mas apenas ampliar a visão ou pelo menos levar o leitor à reflexão, se possível for. Feita esta ressalva, passo a esclarecer meu ponto de vista sobre o tema do Sistema de Gestão Integrado, que em muitas empresas trata-se de integrar o controle e manutenção das certificações de normas internacionais de garantia da qualidade, proteção ambiental e saúde e segurança no trabalho, para mencionar apenas as mais populares. Mas o que normalmente vemos de Sistema de Gestão Integrado nas empresas não é nem um verdadeiro sistema, nem verdadeira gestão e nem verdadeira integração. Uma tríplice mentira, portanto! Mas abordemos um ponto por vez, na ordem mais conveniente:
Em primeiro lugar, o SGI não se constitui um verdadeiro sistema, se partirmos da visão do sistema de negócios que compõe a empresa como um todo. O SGI cuida apenas de aspectos (importantes, é verdade) do sistema: qualidade do produto, meio ambiente e bem-estar dos colaboradores. O Sistema de Gestão Integrado, por exemplo, não trata a questão da estratégia empresarial, e nem aborda o tema da cultura ou ideologia empresarial. Pelo contrário, pressupõe ambas as coisas. E pode fracassar redondamente se elas não estiverem bem estabelecidas. Ou seja, o SGI não tem sentido e nem pode subsistir independentemente das demais partes do sistema de negócios. Trata-se, portanto (na

Relacionados

  • Apostila do budismo
    177564 palavras | 711 páginas
  • apostila
    177221 palavras | 709 páginas
  • Explanação sobre budismo
    185879 palavras | 744 páginas
  • 02 Direito Eleitoral 11 Edic A O Jose Jairo Gomes
    348884 palavras | 1396 páginas