Universitários
(método de Mohr e Volhard)
Conforme exigência do componente curricular: Química Analítica
Professor: Marcell Gambôa
Welvis Furtado
QI-19, Turno Matutino
Anápolis / Goiás / 2006 ÍNDICE
1- OBJETIVOS 2
2- INTRODUÇÃO TEÓRICA 3
3 –MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6
4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
5- RESULTADOS 8
6 –DISCUSSÃO 9
7 – CONCLUSÕES 10
8- BIBLIOGRAFIA 11
9 – ANEXOS 12
1- OBJETIVOS
1.1) Padronizar uma solução de NaCl e determinar o teor de cloretos na água de torneira através do método de Mohr.
2- INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 – Análise titulométrica
Na análise titulométrica ou titulometria, o constituinte desejado é determinado medindo-se a sua capacidade de reação contra um reagente adequado usado na forma de uma solução com concentração exatamente conhecida, chamada solução padrão. A solução padrão é adicionada progressivamente à solução contendo o constituinte até completar-se a capacidade de reação deste último. Esta operação, que é realizada com o auxílio de uma bureta, denomina-se titulação.
A quantidade do constituinte é determinada em função do volume ou peso da solução padrão – também denominada solução titulante – gasto na titulação.
Existem duas técnicas titulométricas: a titulometria volumétrica, que mede o volume de solução padrão requerido para reagir com o constituinte, e a titulometria gravimétrica, que mede o peso da solução padrão consumida. A técnica praticada correntemente é a titulometria volumétrica, comumente denominada análise volumétrica ou volumetria.
A etapa crítica da titulação é a parte final, em que um sinal qualquer deve indicar que a capacidade de reação do constituinte esgotou-se. Chama-se ponto de