Paises
O território espanhol inclui as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, próximas da costa Africana e duas cidades autônomas no norte de África, Ceuta e Melilla, que fazem fronteira com o Marrocos. Com uma área de 504 030 km², a Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Européia.
Devido à sua localização, o território da Espanha foi sujeito a muitas influências externas, muitas vezes simultaneamente, desde os tempos pré-históricos até quando a Espanha se tornou um país. Por outro lado, o próprio país foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um império mundial que deixou como legado mais de 400 milhões de falantes do espanhol espalhados pelo mundo.
A Espanha é uma democracia organizada sob a forma de um governo parlamentar sob uma monarquia constitucional. É um país desenvolvido com o nono PIB nominal mais elevado do mundo e elevado padrão de vida (a Espanha possui o 23º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.
HISTÓRIA GASTRONÔMICA
ESPANHOLA MEDITERRANEA
A culinária espanhola é parte da culinária mediterrânea, embora com características próprias. As diferentes cozinhas espanholas formam um conjunto gastronômico de destaque no hábito alimentar do Ocidente. Na cozinha espanhola destacam-se as cozinhas basca, seguida da catalã e da andaluza. Assim possuindo uma culinária autêntica e