Vitor
O Grupo Pão de Açúcar,
VOLUME: quanto maior o volume, menor o custo pra produzir. Custo unitário baixo. Denota sistematização e especialização. Se o volume for baixo, o custo unitário tende a ser maior tendo uma existência de menor sistematização.
VARIEDADE: Quanto menor for a variedade, menores serão os custos. Denotando padronização e rotinização. Por outro lado, quanto maior a variedade, maiores serão os custos. Por ser flexível, atende melhor as necessidades dos consumidores.
VARIAÇÃO DA DEMANDA: Quanto maior a variação da demanda, mais flexível a empresa deverá ser. Dessa forma, deve se antecipar frente as variações, o que resulta em um alto custo unitário. Quanto menor a variação de demanda, menor o custo unitário, maior a sistematização e mais estável é a organização.
VISIBILIDADE (contato): Quanto menor a visibilidade menores serão os custos. CU baixo. Tempo entre produção e consumo padronizado. Alta visibilidade pressupõe tolerância de espera limitada, satisfação pela percepção, alta variedade e alto custo unitário.
Pergunta 02 - Segundo Slack (1999) as responsabilidades diretas são:
* Entender os objetivos estratégicos da produção; * Desenvolver uma estratégia de produção para a organização; * Desenhar produtos, serviços e processos de produção; * Planejar e controlar a produção; * Melhorar o desempenho da produção. (SLACK, 1999, p. 49-50)
* Entender os objetivos estratégicos da produção;
A partir destas definições entendemos que a função produção contribui para a realização da estratégia corporativa por meio da performance dos objetivos estratégicos da produção. Para Slack et al. (1997), estes objetivos são cinco: qualidade, rapidez (velocidade), pontualidade, flexibilidade e custo. Vamos considerar um número maior de objetivos uma vez que, com apenas cinco, não é possível caracterizar os cinco paradigmas do modelo proposto na