universitario
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIÊNTIFICA JURÍDICA
ALUNO: JOSIAS MARINHO BRASIL FILHO
TURMA: 2º B
METODO INDUTIVO E SEUS PRINCIPAIS AUTORES
É um método responsável pela generalização, isto é, parte-se de algo particular para uma questão mais ampla, ou seja, geral. É um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusão cujo conteúdo é muito mais amplo do que das premissas nas quais se basearam. Essa generalização não ocorre por meio das escolhas a priori das respostas, sendo que estas devem ser repetidas, geralmente baseadas na experimentação. Isso significa que a indução parte de um fenômeno para chegar a uma lei geral por meio de observação e de experimentação, descobrindo-se a relação existente entre dois fenômenos para se generalizar. Podemos destacar algumas etapas para a utilização do método indutivo como: Observação – que tem por finalidade identificar os fenômenos reais, seja de forma natural, seja de forma induzida; Hipótese – busca as resposta prévia; Experimentação - analisa a reação “causa-efeito”; Comparação - onde são classificados e analisados os dados obtidos; Generalização – onde são tratados de forma universal todos os dados obtidos.
Lembrando que se deve ter os devidos cuidados na utilização deste método, veremos a seguir um exemplo: Os jornais dão cobertura a um grande caso de corrupção de um determinado magistrado nacionalmente conhecido. O cidadão leigo em filosofia utiliza seu senso comum para refletir e chegar e chegar à seguinte conclusão – se aquele Juíz “Y” é corrupto, logo todos os Juízes também são!
Para que não sejam cometidos equívocos na utilização desse método, primeiramente o pesquisador deverá se certificar que a relação que se