Universitário
EMPILHADEIRAS
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é transmitir a todos os operadores, normas de segurança na operação e execução de tarefas com o uso de empilhadeiras, oferecendo aos operadores conhecimentos e ferramentas adequadas para prevenção de acidentes em seu local de trabalho.
Acidentes com empilhadeiras são causados por desconhecimentos ou negligência das normas de operação, na carga ou descarga, no armazenamento ou das normas de circulação.
A função deste trabalho é adotar um comportamento prevencionista, realizando as atividades de maneira segura, visando sempre estar atento nas operações com a empilhadeira, a carga, as instalações, o meio ambiente e o mais importante, os companheiros envolvidos próximos as operações e a terceiros.
DIRIGIR X OPERAR
Para um trabalho seguro, o operador de qualquer equipamento, inclui-se as empilhadeiras, é um dos itens mais importantes para que se tenha uma harmoniosa convivência com os clientes internos e externos, baseada na seriedade profissional, valorização do ser humano, dos equipamentos, respeito as normas internas e cooperação.
È necessário que o operador de empilhadeira tenha plena consciência de que operar uma empilhadeira é diferente que simplesmente dirigir uma empilhadeira. Por operar entende-se empilhar, desempilhar e transportar cargas, carregar ferramentas, máquinas, colocar e retirar objetos de prateleiras, efetuar o trabalho de maneira adequada com segurança e habilidade profissional e que possa transmitir essa segurança para aqueles que estejam próximos a sua área de atuação.
NORMA REGULAMENTADORA N.º 11 (RESUMO)
NR 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
• Normas se Segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
• Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores elevadores de carga, guindastes, pontes rolantes, talhas,