equipe de vendas
Para resolver um quebra-cabeça é preciso que todas as peças se encaixem, formando um todo. O sucesso da sua empresa é o objetivo final a ser atingido e o controle de vendas apropriado é uma peça fundamental neste processo.
Toda empresa, seja ela um comércio, uma indústria ou uma prestadora de serviços, deve vender o que produz para garantir estabilidade e sobrevivência financeira. É necessário esquematizar todas as informações relacionadas à área de vendas para facilitar a análise do desempenho da empresa com relação às suas vendas, custos e lucro. Abaixo está um exemplo de relatório gerencial, que tem função informar as vendas diárias realizadas como, os custos das mercadorias vendidas, o lucro bruto e a margem de lucro sobre as vendas registradas. Recomenda-se que este relatório seja feito diariamente e os resultados avaliados todo término de mês – para traçar diferentes estratégias, caso for necessário.
Modelo de Planilha Simples de Vendas. Fonte: Revista Exame A simples anotação de cada venda proporcionará ao empresário alguns números importantes sobre seu negócio. Tomar decisões sem planejamento e sem controles gerenciais para a gestão de capital de giro, de preços e margens de lucro pode gerar muita dor de cabeça.
Acompanhamento e Controle de Vendas Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade no mercado. A adoção de um controle de vendas possibilita ao empresário prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da empresa. Parâmetros que podem auxiliar para checar o desempenho do negócio:
Nível de faturamento;
Depoimentos de vendedores e representantes de vendas sobre o impacto do esforço da empresa junto ao mercado consumidor;
Grau de lucratividade.
Conheça o planejamento da empresa por meio do acompanhamento da equipe e do controle de