Metodo 5s
O método “5S” surgiu no Japão nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial e foi base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas por que havia muita sujeira e foi necessária uma reestruturação.
O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.
Em outros países foi implantado o mesmo método porém com nomenclatura diferente: “Teoria da Escova” e “Housekeeping” e sempre buscando qualidade total. Os “5Ss” são:
1.º S – SEIRI – SENSO DE CLASSIFICAÇÃO
2.º S – SEITON – SENSO DE ORDEM
3.º S – SEISO – SENSO DE LIMPEZA
4.º S – SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO
5.º S – SHITSUKE – SENSO DE AUTODISCIPLINA
2- Conceitue a Norma 17025. A norma 17025 estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios em fornecer resultados de ensaios e calibração tecnicamente validos. Laboratórios executem serviços de calibração e/ou de ensaios, em atendimento à própria demanda interna ou de terceiros, independente ou vinculado a outra organização, público ou privado, nacional ou estrangeiro, independente do seu porte ou área de atuação. Sendo assim dividem-se em: 1° parte – fornecedor realiza ensaio em seu próprio produto 2° parte – o cliente realiza ensaio no produto do fornecedor 3° parte – o laboratório que realiza o ensaio não possui interesse sobre o produto.
3- Qual a importância dos registros em um Sistema de Qualidade de uma empresa? Para manter um controle constante do que esta sendo feito e o que devera ser realizado. Ao manter a organização a empresa tem condições de prosperar pois pode realizar o serviço de forma econômica e sustentável.
4- Quais os objetivos do método 5S? Manter classificação, ordem, limpeza, padronização e autodisciplina dentro da empresa.
5- Quais são os requisitos da NORMA 17025? 1. Organização
2. Sistema da qualidade
3. Controle dos documentos
4. Análise crítica