Método 5s
A ideia desde trabalho é mostrar o quanto é importante implantar o método de qualidade 5S, tudo passa a ter um sentido dentro da organização. Promove uma visão sistêmica, criando um melhor ambiente e condições de trabalho.
É importante conhecer os 5S, programa que foi originado no Japão, o Senso de utilização, Senso de ordenação, Senso de limpeza, Senso de asseio e Senso de autodisciplina, são métodos que tem como objetivo estimular a criatividade, a participação de todos dentro da organização, pois a qualidade só é alcançada com trabalhadores competentes, levando em conta a necessidade e a maturidade de cada trabalhador.
METODOS 5S
O método denominado “5S” foi inicialmente aplicado nas indústrias japonesas a partir da década de 1950 com objetivo de reestruturar os ambientes de trabalho buscando a eliminação dos desperdícios. Por meio deste método as indústrias conseguiram uma maior competitividade no mercado. É considerado como uma filosofia desenvolvida através de cinco conceitos básicos resultando em uma espécie de organização padronizada. Este programa é associado à gestão da qualidade total nas empresas.
No Brasil sua aplicação deu-se por volta dos anos 1990. O foco principal deste sistema é melhorar a eficiência através da eliminação de materiais inúteis e de processos desnecessários. Deve ser estabelecido nos ambientes de trabalho o que deve ser mantido, onde e como. A organização também deve ser entendida como uma contribuição para a saúde física e mental dos trabalhadores responsáveis pelas atividades das empresas.
O termo 5S vem da derivação de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com S, teve a tradução para o inglês continuando com as iniciais S, mas no Brasil, não conseguiu encontrar palavras que iniciassem com S, então por isso ficou “Senso de”.
O programa 5S tem como objetivo detectar falhas no processo usando os cinco sensos e aplicabilidade das ferramentas da qualidade na melhoria do processo. O método educa,