Universitario
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Vivemos sim em uma sociedade de marginalização, miséria, exploração; o mundo capitalista gera exclusão. Podemos dizer que é processo sócio histórico que vem causando um profundo impacto na vida social e individual dos seres humanos.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do capitalismo é uma das causas inquestionáveis da exclusão e desigualdades sociais. Sabemos que desde a chegada dos Portugueses e até mesmo após a abolição, era precário o acesso a cidadania. A sociedade não entendiam as deficiências, achavam que era maldição ou castigo, existiam asilos criados pela igreja onde essas pessoas eram colocadas e esquecidas ( pelo simples fato de terem nascido com algum tipo de deficiência. )
A desigualdade social ao longo da historia se reproduziu e permanece até hoje, embora em grau menor por conta de muitos avanços que já conquistamos como: direitos civis e políticos; leis que asseguram direitos... Podemos destacar a exclusão e violência em vários aspectos da vida do ser humano: Condição sócio-financeira, racial,opção sexual, religião, deficiencias.. Estatisticamente 90% da população brasileira são pobre, o desemprego ( o mercado de trabalho esta cada vez mais seletivo) a fome , o caos da saúde pública, o crescimento das favelas, o ensino das escolas públicas precário, a violência que já ultrapassam os limites da tolerância ( os criminosos estão cada vez mais frios, destruindo uma vida em troca de nada ) cidadãos reféns de um sistema corrupto e corruptor... Tudo isso são causas e consequencias da desigualdade e exclusão social. Há políticas públicas de assistência e combate as desigualdades como o bolsa-família,