Corpo em movimento
Recife
22 de Dezembro
A Bioquímica do Corpo em Movimento
Química Industrial 2009.2:
Eduardo Leopoldo
Elizabeth Cristina
Elaiane Barbosa
Fábio Felipe
Mariana Costa
Mirela Ribeiro
Sueny Benevides
Recife
22 de Dezembro 1. Introdução:
A atividade física tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade contemporânea. Percebe-se um apelo crescente pelos benefícios da atividade física, sendo o tônus muscular o principal objeto de desejo de muitos que frequentam academias diariamente.
Contudo, pesquisas indicam um aumento na incidência de doenças sérias, como obesidade, hipertensão, cânceres, entre outras complicações de saúde atreladas a essas doenças, o que demonstra que a população mundial não tem se dado conta da ação terapêutica do exercício muscular.
A atividade física vai além do que se espera dela e demonstra, em pesquisas, que seus benefícios vão desde melhora no tônus muscular a redução de estresse laboral. O importante é aliar exercícios físicos a uma boa alimentação.
Atividades aeróbicas como caminhadas e corridas leves natação, hidroginástica e dança fazem bem para os pulmões, para o coração, para os músculos e ainda ajudam a queimar o excesso de gordura do corpo.
Atividades de médio e alto impacto como caminhadas e corridas puxadas, ginástica localizada, musculação, tênis, ciclismo, futebol e basquete trazem todos os benefícios citados acima e também previnem o enfraquecimento dos ossos e preservam a flexibilidade das articulações.
De acordo com a Unesco, Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura “a atividade física é um direito de todos e uma necessidade básica”, e para quem procura saúde e longevidade, representa o melhor caminho.
A pesquisa científica apresentada a seguir, tem por objetivo elucidar aspectos importantes na atividade física, esclarecendo e informando a população sobre conceitos relacionados à construção de uma boa saúde.
2. Como o corpo se