o corpo em movimento
Rebeca de Araujo Vieira. R.A: 20080807 MA6
Resenha do livro CORPO EM MOVIMENTO, Ciane Fernandes.
2º Capítulo
Entre rochas repteis e correntes de ar: o corpo.
OS PRINCÍPIOS DE BARTENIEFF
Os princípios de movimento de Bartenieff beseia-se em dez principios básicos que abordam desde a respiração e postura até a expressividade e a relação com o espaço.
1. A respiração e as correntes de movimento:
A grande maioria dos movimentos ocorrem na expiração, aproveitando-se o impulso do músculo iliopsoas, essa respiração é abdominal, para a partir disso desencadear movimentos e conectar diferentes partes do corpo. Isso foi chamado de correntes cinésicas a partir do suporte respiratório interno.
2. O suporte muscular interno:
O uso dos músculos internos para estabilização e suporte permite o destensionamento da musculatura superficial e facilita o movimento e a expressão corporal. Liberam-se da função de suporte inapropriadamente atribuída.
3. A dinâmica postural:
O corpo em pausa dinâmica alonga-se através do estímulo imaginário, conectando suas diversas partes e preparando-se para movimentos fora do eixo vertical, em direção ao espaço.
4. A s organizações corporais e os padrões neurológicos básicos (PNB)
É a modificação simultânea dos sistemas nervoso e muscular rumo a complexidade.
“Nosso organismo humano recebeu a ordem fisiológica para completar algumas tarefas de movimento nos primeiros anos de vida (...) sedimentando padores em todo organismo, inclusive no sistema neuromuscular (...) e influenciando a capacidade do individuo para ser e mover-se no mundo. (...) Enquanto adulto é benéfico relembrar cada estágio. Ter disponível habilidades de cada estágio favorece a integração, isto é, o uso oportuno de acordo com o contexto.”
Seis estágios de PNB:
-Respiração celular (enchimento e esvaziamento corporais, trazendo a vida a todo corpo, deitado no chão em X)
-Irradiação central (respiração do centro-umbigo para