ventilação
Importância da Ventilação no Ambiente de Trabalho
A importância da presença do ar em todos os ambientes de trabalho está além de sua conhecida, mas esquecida, importância como fonte de oxigênio para o metabolismo do homem. Inicialmente o ar é o elemento que, de maneira contínua e permanente, independentemente de meios artificiais, mantém o contato direto entre o ambiente ocupacional e o meio ambiente geral.
Contendo vapor d'água e estabelecendo a temperatura natural do ambiente, é responsável pela sensação de conforto térmico; sendo o meio material de propagação das ondas sonoras, tem sua importância no conforto acústico; é um veículo que transporta as impurezas nele suspensas e dispersas até as vias de penetração e absorção do organismo; transportam essas mesmas impurezas do ambiente externo ao ocupacional e vice-versa.
Devido a esses fatos, sua movimentação no ambiente de trabalho, conhecida como ventilação, quer provocada por meios naturais, quer por meios artificiais, deve ser criteriosamente planejada, executada e alterada quando necessário, a fim de que sejam prevenidos danos à saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, e inclusive danos à propriedade, Essa movimentação do ar entre dois pontos, por meios naturais ou mecânicos, processa-se pelo estabelecimento de uma diferença de pressão entre dois pontos.
Evidentemente o ar pode ser condicionado artificialmente. Segundo definição da American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers. ASHRAE. "ar condicionado é o processo de tratamento do ar de modo a controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, a pureza e a distribuição, para atender as necessidades do recinto condicionado", ocupado ou não pelo homem. As aplicações do ar condicionado são inúmeras, podendo ser citadas. entre outras, as seguintes:
a) processos de fabricação de certos produtos que devem ser feitos em recintos com umidade, temperatura e pureza controladas; por exemplo,