Ventilação
Os aspectos de planejamento mais importantes são a saúde e conforto. Excelente qualidade do ar é especialmente essencial e só pode ser alcançado se o ar "usado" é periodicamente substituído por ar fresco. Abrindo janelas duas vezes por dia não é suficiente. Ventilação conforto com base nos requisitos de ar fresco é indispensável em todas as casas passiva. A troca regular, garantida e adequada do ar no inverno só é possível por meio de ventilação conforto - isto também se aplica para os novos edifícios comuns.A questão aqui não é a eficiência energética, mas a saúde dos ocupantes do edifício; Qualidade do Ar Interior (QAI) tem uma prioridade muito maior do que a conservação de energia -, mas verifica-se que não há nenhum conflito em tudo, se os componentes eficientes são usados.
A importância do ar para o homem é por demais conhecida, sob o aspecto da necessidade de oxigênio para o metabolismo. Por outro lado, a movimentação de ar natural, isto é, através dos ventos, é responsável pela troca de temperatura e umidade que sentimos diariamente, dependendo do clima da região. A movimentação do ar por meios não naturais constitui-se no principal objetivo dos equipamentos de ventilação, ar condicionado e aquecimento, transmitindo ou absorvendo energia do ambiente, ou mesmo transportando material, atuando num padrão de grande eficiência sempre que utilizado em equipamentos adequadamente projetados. A forma pela qual se processa a transferência de energia e que da ao ar capacidade de desempenhar determinada função. A velocidade, a pressão, a temperatura e a umidade envolvem mudanças nas condições ambientais, tornando-as propícias ao bem-estar do trabalhador.
2 SISTEMA DE VENTILAÇÃO
Um sistema de ventilação é constituído do ventilador, dos dutos aos quais os ventiladores estão conectados, e inúmeros elementos auxiliares que têm função específica. Um sistema de ventilação bem projetado é aquele que, minimizando custos de