VENTILACAO
Deve ficar bem claro que existe uma diferença sensível de objetivos entre a ventilação industrial e a comercial. Na ventilação comercial o objetivo principal é a eliminação de fumo, odores e calor; na ventilação industrial o objetivo é 1o controle da concentração de vários contaminantes, tais como pó, fumaça, fuligem, vapores, gases e outras impurezas químicas, bem como remoção de calor industrial. Contaminantes, em geral, são substâncias indesejáveis no ambiente. Seus efeitos podem ser tóxicos, quando inalado pelo ser humano, ou podem causar prejuízos a outros processos industriais, como poeira em instalações de pintura, etc..
Fatores de toxidez
Ao expor um indivíduo a uma concentração excessiva de certo contaminante no ar, este pode sofrer envenenamento brusco ou gradual, tornando-se crônico. Outros contaminantes podem não apresentar sintomas de envenenamento, porém eles em geral tornam-se inconvenientes provocando alergias e irritações, o que os torna, de qualquer forma indesejáveis. A possibilidade de envenenamento por alimentos contaminados, quando manuseados pelos operários é de periculosidade baixa. Quando ocorre, o contaminante pode simplesmente atravessar todo o sistema digestivo e não atingir nenhum órgão vital. Porém no caso de inalação, o contaminante vai direto aos pulmões que por oxigenação o leva diretamente a corrente sangüínea, que percorre todos os órgãos vitais, sendo portanto inevitável o envenenamento.
Desta forma concluímos que a pureza do ar está intimamente ligada a saúde dos trabalhadores e que o organismo humano só pode admitir e tolerar pequenas doses de contaminantes. Concentrações limites
A tolerância do organismo quando exposto a certos tipos de contaminantes varia muito e depende de cada substância em particular. Um trabalhador durante um dia normal de trabalho consome em média 10m de ar é prática comum definir-se concentrações em relação a este volume de ar.
Valores aceitos atualmente em higiene