Ondulatoria
Demonstra-se que a equação da velocidade e da aceleração do MHS são:
1- MOVIMENTO (MHS) a) INTRODUÇÃO
HARMÔNICO
SIMPLES
V = − Aω sen (θ 0 + ω t )
a = −ω 2 A cos(θ 0 + ω t )
c) OSCILADOR MASSA-MOLA
Movimento harmônio simples é um movimento vibratório ou oscilatório. São exemplos de MHS o movimento de uma corda de violão, o movimento de um pêndulo simples, a projeção de um movimento circular uniforme sobre o diâmetro da circunferência, entre outros.
b) EQUAÇÕES DO MHS
Nos pontos –A e +A, a velocidade é nula. Em A, a aceleração é máxima e em –A é mínima. Em O a velocidade é máxima é a aceleração é nula. O tempo que o corpo de massa m gasta para realizar uma oscilação completa, chamamos de período (T), se a constante elástica da mola é K temos:
T = 2π
2- ONDAS a) INTRODUÇÃO
m K
Onda é uma transmissão de energia através de um meio sem arraste de matéria. Enquanto o ponto material P descreve um MCU cuja equação horária é:
b) CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS
As ondas quanto a sua natureza podem ser classificadas em mecânicas e eletromagnéticas. As ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagar, por exemplo, o som, ondas numa corda ou mola, ondas na superfície de um líquido, etc. Se as ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagar, logo não se propagam no vácuo.
θ = θ0 + ω t
Sua projeção no eixo X realiza um movimento de vai e vem entre os pontos –A e A. Este movimento é chamado de movimento harmônico simples, cuja equação horária é:
X = A cos(θ 0 + ω t )
A posição do móvel que realiza MHS em torno do ponto O no eixo X é chamado de elongação, onde a amplitude A é o maior valor absoluto que pode assumir a elongação. A velocidade angular w no MHS recebe o nome de pulsação e θ0 de fase inicial. X=> Elongação A=> Amplitude W=>Pulsação θ0 =>Fase inicial
O SOM NÃO SE PROPAGA NO VÁCUO
As ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio material para se propagar, podendo se