ondulatoria
DO UNIVERSO
Ondulatória
As ondas que se propagam na água constituem um fenômeno que pode ser observado pela visão, sendo os efeitos das ondas sonoras sentidos diretamente pela audição. Algumas ondas do espectro eletromagnético podem ser percebidas pelo corpo: as ondas luminosas pelos olhos e o efeito térmico das ondas infravermelhas pela pele. Outras ondas eletromagnéticas, porém, não podem ser percebidas diretamente por nenhum dos sentidos humanos e mesmo as infravermelhas, em geral, só podem ser observadas por intermédio de detectores especiais.
Os fenômenos ondulatórios são encontrados em todas as áreas da física e sempre podem ser explicados matematicamente. Alguns dos princípios gerais do movimento das ondas são abordados aqui.
Outros tipos - ligados à acústica, à ótica e à eletromagnética - serão examinados adiante.
Tipos e características de ondas
Uma onda em propagação é um distúrbio que se move, ou sepropaga, de um ponto a outro.As ondas mecânicas propagam-se através de meio material como acontece, por exemplo, quando se bate com
As ondas na água
Há doistiposprincipaisde oscilaçãoperiódica- a transversal e a longitudinal. Nas ondas transversais, as vibrações são perpendiculares à direção de propagação. Nas longitudinais, são paralelas à direção de propagação. As ondas sonoras são compressões e rarefações alternadas em qualquer que seja o material em que estejam se propagando e são longitudinais.
Os movimentos ondulatórios transferem energia por exemplo, as ondas sonoras, as sísmicas e as de água transferem energia mecânica. No entanto, há perda de energia quando a onda atravessa um meio.
A amplitude diminui e se diz que a onda é atenuada.
Há dois processos diferentes de atenuação espalhamento e absorção. Em muitos casos, ocorre
podem ser produzidas pela vento ou por alguma outra perturbação. Nelas, as portículas se movem em círculos verticais, havendo portanto tanta deslocamentos transversais