Ondulatória
Nome: Definir
Turma: 2005
Ondulatória
Outubro 2014
Introdução
Com o fim do ano letivo, foi necessário a criação deste trabalho que tem como estudos os conceitos de ondulatória, segundo a física nada mais é do que o estudo das ondas, sendo sonoras, marítimas. Com o decorrer do desenvolvimento deste trabalho será explicado com clareza os conceitos de ondulatória, fazendo assim um bom conhecimento do que são ondas, as suas classificações e suas propriedades.
O que é a onda?
Embora todos nós já tivemos a experiência do que é uma onda, mas a questão como podemos formalizar o conceito de onda? Onda é qualquer pulso que se propaga em um meio. Temos alguns exemplos de ondulatória presente no nosso cotidiano, considerando uma pessoa segurando uma das extremidades de uma corda esticada, presa pela outra extremidade. Quando a pessoa movimenta sua mão, para cima e para baixo, várias vezes, o movimento vibratório que ele executa é transmitido suavemente aos pontos da corda situados cada vez mais afastados da mão. Esses pontos passam, então, a dizemos que há uma onda se propagando ao longo da corda.
Figura 1: Onda se propagando ao longo de uma corda.
A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda, não transporta matéria.
Figura 2: Exemplo conceito de onda.
As ondas podem ser classificadas seguindo três critérios:
Classificação das ondas segundo a sua natureza
Uma onda pode ser classificada quanto a sua natureza, como
Mecânica e Eletromagnética.
Ondas mecânicas: São as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. A descrição do comportamento desse tipo de onda é feita pelas Leis de Newton.
Ondas eletromagnéticas: São resultado da combinação de campo elétrico