UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CURSO DE PSICOLOGIA
O Transtorno Bipolar e a sua relação com a Análise do Comportamento
Andrea Noriko Une
Bianca Moura da Silva
Bruna Oliveira
Tais Santana Alves
SÃO PAULO
2014
Andrea Une, RA: 913109190
Bianca Moura, RA: 913111957
Bruna Oliveira, RA: 413109392
Tais Alves, RA: 913110285
O Transtorno Bipolar e a sua relação com a Análise do Comportamento
Relatório utilizado como requisito para avaliação parcial da disciplina de Análise do Comportamento IV do Curso de Psicologia, sob supervisão da Professora Eliana Isabel de Moraes Hamasaki.
UNINOVE
São Paulo
2014
RESUMO
O filme Mr. Jones, apresenta a vida de um homem que sofre de Transtorno Maníaco Depressivo – Atualmente denominado Transtorno de Humor Bipolar - O personagem principal, Jones tem aproximadamente 35 anos e, após um surto durante a fase maníaca de sua doença, Jones é internado em um hospital psiquiátrico onde conhece a Dra. Bowen por quem ele se apaixona.
Jones apresenta vários dos sintomas descritos pelo diagnóstico de Humor Bipolar (De acordo com o DSM V – Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), entre eles: Autoestima inflada e grandiosidade (apresentada na cena em que Jones afirma ser melhor que o maestro, assim tentando reger a orquestra); Agitação psicomotora (apresentada nas cenas em que Jones dança pelas ruas), Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para consequências dolorosas (evidenciados nas cenas em que Jones encerra uma conta no banco que havia sido aberta há apenas 5 dias e gasta o dinheiro em compras de pianos, no hotel e em um concerto musical). Além dos sintomas descritos para identificar o quadro maníaco o personagem também apresenta o quadro depressivo: Acentuada diminuição de interesse ou prazer ou em quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (Possível de observar nas cenas em que Jones aparece em uma escola de música onde vários alunos tocam piano, porém, ele não se