Apostila De Processos Industriais
PROCESSOS INDUSTRIAIS
PROFº WALDYR VEG
FUNDIÇÃO
A fundição é um processo para se obter peças na forma desejada, com ou sem trabalho suplementar.
O retrabalho (usinagem, conformação etc.) se faz necessário dependendo da qualidade exigida, tamanho, material e forma final do produto.
O processo consiste em transformar um metal ou liga metálica, em estado líquido e vazar ou injetar o mesmo em um molde, cujo formato e dimensões correspondem ao da peça desejada, levando em conta o sobremetal, para contração do metal durante o resfriamento para usinagem e para conformações do tipo laminação, forjamento e trefilação. As conformações, na maioria dos casos, são necessárias para se obter peças delgadas ou melhorar as propriedades do metal.
As peças fundidas, quando corretamente produzidas, não apresentam propriedades direcionais, ou seja, a resistência a tração é a mesma em todas as direções. Esta característica é desejável em peças como engrenagens, anéis de pistão, camisas para cilindros de motores. Outra propriedade é a de amortecimento, que no ferro fundido tem grande aplicação nas bases de máquinas, caixas de engrenagens, carcaças de motores etc., para diminuir as vibrações. Os tipos de fundição são:
1. Por gravidade: Vazamento de líquido no interior de um molde estático, à pressão atmosférica. Exemplo: engrenagem, caixa de engrenagem, eixo de laminação etc.;
2. Sob pressão: O líquido é injetado para dentro de um molde metálico com pressão até a solidificação, que é sempre rápida, pois os moldes são refrigerados com água. Obtém-se com este processo, peças de excelente qualidade dimensional e acabamento. Exemplo: carburador, bomba de gasolina, peças de zinco-alumínio etc.; 3. Por centrifugação: Vazamento de líquido no interior de um molde rotativo, geralmente com eixo de rotação na posição horizontal. Exemplo: tubo, mancal de metal patente etc..
4. De precisão: É um processo de vazamento do metal à pressão atmosférica, pressurizado ou por centrifugação, onde se