Atitude E Comportamento
Todo individuo tem como costume ter atitudes e comportamentos aprendidos através de experiência/interação com outros indivíduos e como cada pessoa tem seu próprio grau de estabilidade é de se esperar que nem todo mundo aceite atitudes e comportamentos dos seus semelhantes, fazendo com o que a maneira como as mesmas se expressem podem ocasionar situações que pra uns são meras divergências de opiniões e pra outros pode ser extremamente difícil de aceitar.
O termo atitude pode ser definido da seguinte forma: é a tendência adquirida e relativamente estável para agir, pensar ou sentir de uma determinada forma (positiva ou negativa) face a um objeto, instituição, conceito, grupo social, pessoa e etc... As atitudes são compostas por 3 componentes básicos: o afetivo (sentimentos) o cognitivo (crenças) e o comportamental (tendências de ação).
Podemos avaliar a direção e a intensidade das atitudes, porém, há a possibilidade das respostas serem influenciadas pelo contexto, pela ordem e formulação das perguntas, pelo humor de quem está sendo entrevistado, em fim existem muitos e muitos fatores que podem fazer com que tenhamos varias respostas diferentes a um mesmo estimulo. A partir do momento que se entendeu as atitudes como disposição comportamental, percebeu-se que as atitudes não são diretamente observáveis, mas, a partir de uma atitude podemos adivinhar um comportamento. Por exemplo, se tivermos conhecimento de uma pessoa que apresenta atitudes negativas em relação a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, podemos de certa forma prever como se comportará face a inclusão de uma forma geral.
Existem alguns fatores que aumentam a consistência da relação entre atitudes e comportamentos, como: a força da atitude, a estabilidade da atitude, a acessibilidade da atitude, a relevância das atitudes para o comportamento... Por outro lado a fatores que reduzem a influência das atitudes no comportamento, como: pensar acerca de suas