O Mundo De Sofia
Cap. 1 – O jardim do Éden
O cérebro humano é comparado a um computador pela Jorunn. Mas para Sofia, o ser humano é muito mais do que uma máquina. Sofia recebe sua primeira carta com a pergunta: “Quem é você?”. Com essa carta, Sofia começa uma reflexão sobre quem ela é. Julga-se pela aparência e pelo parto difícil. Ela se sentia viva, apenas por causa de uma pergunta e começou a pensar na morte, sobre como a vida tem um fim e entendeu que a vida tem sua riqueza. Recebe a segunda carta com a pergunta: “De onde vem o mundo?”. A mesma sabe que existe o universo, e que Deus criou o mundo. Mas quem criou Deus? Para ela, Deus sempre existiu. Ela recebe uma correspondência no nome de Hilde e fica na memória de que a vida dela não é mais a mesma. Neste capitulo, é possível perceber que a Sofia não havia pensando em coisas simples, porém complexas na vida, a mesma estava acostumada somente com as coisas que ensinaram a ela, e não havia pensando no outro lado da vida.
Cap. 2 – A cartola
Na escola, Sofia se incomoda com a visão pequena do mundo que seus colegas têm e demonstra que existem coisas muito mais importantes para se preocupada, um ponto importante, pois muitas de nossas crianças não se preocupam com o mundo lá fora, e estão acomodas na vida vazia que levam desde pequenos. Sofia tem a sua primeira aula de filosofia, a ela é ensinado que nós precisamos descobrir quem somos e porque vivemos. Os filósofos buscam a verdade, assim como todos os seres humanos deviam ir atrás da verdade e sair do mundo pequeno e vazio de sua vida. Precisamos sair da cartola e acordar para vida, perceber que existe um mundo grande lá fora que espera por nós e por nosso interesse em conhecer e descobrir coisas novas, estamos acostumados com nossos hábitos e não enxergamos a verdade.
Cap. 3 – O mitos
A história de deuses realmente são mitos utilizados até hoje e que de certa forma, a pessoas tentam justificar o acontece em nossa vida como algo baseada nos mitos. Como a chuva