Atividade 1 Rela Oes Publicas
Aluno(a) Luciméri Silveira de Avila RGM 053.5590
ATIVIDADE 1:
1. Leia o texto da aula 1 e descreva, resumidamente, o que significou para a educação brasileira, cada um dos períodos:
a. período jesuítico
Com a chegada dos Jesuítas a educação indígena foi interrompida. Assim que eles se instalaram aqui foi construída a primeira escola no Brasil. Os jesuítas se empenharam na realização de atividades educacionais. Com sua política de instrução os jesuítas foram responsáveis pela construção de colégios e templos nas mais distintas localidades regionais da colônia.
Apresentaram a primeira ruptura na historia da educação brasileira os jesuítas não trouxeram consigo somente a moral costumes e a religiosidade, trouxeram também os métodos pedagógicos.
Por intermédio de um documento ou plano de estudo denominado ratio studiorum Inácio de Loyola regulamentou as escolas jesuítas.
A colonização do Brasil foi por tanto um processo fortemente determinado pela ação educacional dos jesuítas, uma vez que eles foram capazes de expandir sua atuação para todo o tecido social.
No que concerne à educação (em sentido lato) da época, é possível afirmar que a Igreja exerceu o papel de protagonista, utilizando o evangelho como justificativa para manifestar preconceitos e oferecer oportunidades desiguais.
b. período pombalino
Com a expulsão dos jesuítas acabou a organização no Ratio Studiorum, o Marques de Pombal queria organizar as escolas para servir de interesse de estado.
A expulsão dos jesuítas significou, para o Brasil, entre outras coisas, a destruição do único sistema de ensino existente no país. Pombal pretendia construir na colônia um sistema público de ensino mais moderno e popular e, mesmo diante de inúmeras tentativas por meio de alvarás e cartas régias, suas reformas educacionais só foram capazes de desorganizar a sólida estrutura educacional construída pelos jesuítas.
O sistema jesuítico foi desmantelado e nada que pudesse