UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Alexandre Tadeu da Costa
EMPREENDEDORISMO
TURMA: 1° A Administração (manhã)
UNIDADE: Vila Prudente
Equipe:
Nome RA
1. ESTÁGIO INICIAL DO EMPREENDIMENTO Entre cosméticos, lingeries e utensílios domésticos, Vilma(mãe) resolveu diversificar a atuação produzindo bombons, em 1984. Era o embrião da Cacau Show, mas não vingou.Três anos depois, Costa retomou a ideia de vender chocolates no modelo de porta a porta.
2. AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO DESENVOVILMENTO DO EMPREENDIMENTO
A) Dificuldades enfrentadas
• A maior dificuldade enfrentada por Costa no início foi, por conta da pouca idade, transmitir credibilidade para bancos, fornecedores e clientes;
• Após a primeira grade venda descobriu que havia cometido um equívoco: seu fornecedor não tinha ovos de 50g no portfólio.visitou 20 atacadistas e não encontrar nenhum fornecedor;
• .Nos anos 90, o direcionamento passou para grandes varejistas e, junto, veio um dos seus maiores tombos. Com a falência de um dos seus maiores cliente, o Mappin, Costa precisou reinventar seu modelo de negócios.
B) Contribuição
• Para conseguir retomar a ideia da Cacau Show, Alexandre Costa pegou um empréstimo de 500 dólares. Esse foi o único dinheiro externo que utilizou até então.
• Com a falência de seu parceiro varejista precisou reinventar seu modelo de negócios e lançou a venda por catálogo e começou a inaugurar as primeiras lojas próprias.
3. AS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO E EVOLUÇÃO DO NEGÓCIO ATÉ O MOMENTO ATUAL
A) Oportunidades de crescimento
• Na Páscoa do ano 2001, um distribuidor local comprou chocolates em excesso e não tinha espaço para estocar os produtos no apartamento.
B) Contribuição
Como o distribuidor não havia espaço a solução foi criar um depósito com uma loja na frente.Surgia a primeira loja.O crescimento da marca obrigou a mudança de endereço da matriz. Em 2006, foi inaugurada a fábrica de Itapevi (a 40 km da capital paulista).
4.