Universidade Corporativa
GESTÃO DE PESSOAS.
DISCIPLINA: GESTÃO CORPORATIVA
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADE CORPORATIVA
Rio de Janeiro
Dezembro 2013
Empresa LR2M
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADE CORPORATIVA
Trabalho apresentado à Diretoria da LR2M.
RIO DE JANEIRO
2013
2
CENÁRIO
O começo da década de 1990 marcou o surgimento da Era da Informação provocado pelo desenvolvimento tecnológico. O capital financeiro cede o trono para o capital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso organizacional mais valioso e importante.
A economia do conhecimento envolve uma porcentagem cada vez menor da força de trabalho. Significa a presença maior do trabalho mental e cerebral, onde predomina a criatividade e a inovação em busca de soluções novas, produtos novos, processos novos para agregar valor à organização e oferecer soluções criativas às necessidades dos clientes. As pessoas deixam de ser fornecedoras de mão-de-obra para serem fornecedoras de conhecimentos capazes de agregar valor ao negócio.
NO BRASIL
Com a abertura comercial, iniciada no Governo de Fernando Collor de
Melo (1990-1992), suas palavras de ordem eram “Modernidade e Competência” e a política Neoliberal foi assumida integralmente.
As empresas passaram a concentrar seus esforços nas estratégias organizacionais e na adoção de novas formas de gestão do trabalho, mais compatíveis com as necessidades de flexibilização da produção e com o envolvimento os trabalhadores com a qualidade e produtividade.
Expostas à concorrência, muitas indústrias viram-se na emergência de repensar seus sistemas de produção e a sua atuação no mercado.
Os requerimentos da formação profissional que anteriormente estavam diretamente relacionados ao posto de trabalho, passaram a focar-se na capacitação e qualificação do trabalhador.
A palavra de ordem é a polivalência da mão de obra, possibilidade de ocupação de postos de