Processos de obtenção de energia dos seres vivos
Tema 1: Teia da Vida
Tópico 10: Processos biológicos de obtenção de energia: fotossíntese e respiração e fermentação
Objetivos:
- Analisar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos- fotossíntese, respiração celular e que toda a energia dos sistemas vivos resulta da transformação da energia solar.
Descrição dos procedimentos:
A leitura do texto supõe que os alunos já tenham sido introduzidos a aspectos básicos do processo da fotossíntese e respiração. inclusive estarem cientes que esta equação é apenas o resultado do que entra e do que resulta do processo , sem informar os inúmeros acontecimentos dentro da célula. E que o processo fotossintético é estudado precisamente quando se trata do metabolismo energético da célula.
Leitura do Texto:
A fotossíntese é o processo básico de sustentação da teia alimentar da biosfera. Em geral, os seres clorofilados absorvem água e gás carbônico, e graças a capacidade da clorofila de transferir energia luminosa para energia de compostos químicos, eles produzem seu próprio alimento, na forma de glicose, com desprendimento de moléculas de oxigênio. A respiração coexiste com a fotossíntese nesses organismos.
Na respiração, a glicose é transformada quimicamente , num processo que consome oxigênio, fornece energia, libera água e gás carbônico. a energia obtida na respiração promove todas as outras reações químicas do organismos, por meio delas, os sais minerais do solo, água e a própria glicose são usadas para produzir todos os materiais que constituem o corpo do organismo produtor.
Do produtor para o consumidor, e daí por diante, parte da massa alimentar será sempre usada como fonte de energia
, parte eliminada na forma de resíduos e excretas e parte incorporada ao corpo do consumidor, inclusive dos dedritívoros e dos decompositores em geral. Dessa forma, os elementos químicos que constituem os seres vivos estão, continuamente circulando na biosfera. Essa circulação