Biologia
1º BIMESTRE:
Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada - 01
2ª Série | 1° Bimestre
Habilidades Associadas
1. Analisar os processos de obtenção de energia dos seres vivos.
2. Relação dos seres vivos, processos energéticos e o ambiente.
A Secretaria de Estado de Educação elaborou o presente material com o intuito de estimular o envolvimento do estudante com situações concretas e contextualizadas de pesquisa, aprendizagem colaborativa e construções coletivas entre os próprios estudantes e respectivos tutores – docentes preparados para incentivar o desenvolvimento da autonomia do alunado. Leia o texto e, em seguida, resolva as atividades propostas.
Um abraço e bom trabalho!
Caro aluno, nesta atividade iremos conhecer as formas de obtenção de energia pelos seres vivos. Segundo a primeira lei da termodinâmica “a energia não pode ser criada, nem destruída: apenas transformada e transferida de um organismo para outro”. Para realizar trabalho é essencial a obtenção de energia. Logo, para manter o metabolismo, os seres vivos precisam realizar processos de transformações energéticas, entre os quais estão os processos de respiração e de alimentação.
Fonte: http://www.ciencias-natureza6.blogspot.com
As funções de nutrição são responsáveis pela obtenção da energia essencial aos organismos vivos. Estes processos podem ser heterótrofos, quando se obtém alimento a partir de outro ser vivo ou seus derivados, ou autótrofos, quando são capazes de sintetizar ou produzir o seu alimento a partir de uma fonte de energia não orgânica.
Aula 1: Obtenção de energia pelos seres vivos
A energia é transportada de forma unidirecional enquanto a matéria forma ciclos biogeoquímicos.
A energia é transportada ao longo da cadeia alimentar, portanto podemos afirmar que os organismos produtores (autótrofos) são a base das teias alimentares. Deste modo, como o principal processo autotrófico é a fotossíntese, a partir da qual é