universidade corporativa
Uma série de tendências externas está afetando com enorme impacto a administração das empresas, especificamente na área de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Uma das alternativas que está começando a ser utilizada pelas empresas é a Universidade Corporativa, através da qual a empresa reassume o seu papel na coordenação da educação dos seus colaboradores.
Exemplos de Universidade Corporativa :
Motorola University
Grupo Accor - Academia de Serviços
Universidade Brahma
A Internet e as tecnologias de networking e de comunicação têm um papel fundamental na tarefa de democratizar o acesso a programas de treinamento, aumentando a capacidade de atingimento e maximizando a utilização dos recursos investidos.
O que é?
Universidade Corporativa é um grande guarda-chuva estratégico, sob o qual estão concentradas todas as iniciativas de desenvolvimento das competências individuais que darão suporte ao desenvolvimento/sustentação da competência empresarial.
O currículo de uma Universidade Corporativa deve estar perfeitamente alinhado com o planejamento estratégico, com os objetivos e metas do negócio e com o modelo de competências da empresa.
A Virtualidade dentro das Universidades Corporativas
O componente virtual da Universidade Corporativa pode ser utilizado isoladamente, com programas de desenvolvimento totalmente a distância, ou como uma ferramenta para manter a coesão do grupo através de fases presenciais de treinamento e intercaladas com fases de auto-estudo a distância.
Uma outra característica marcante do ensino a distância é a possibilidade de termos um programa de treinamento contínuo - Continuing Education - ao invés de um programa caracterizado por atividades isoladas e pontuais.
A quem se destina?
A Universidade Corporativa pode ser implantada por:
Empresas de grande porte ou que possuam múltiplas plantas e que desejam ampliar e padronizar os programas de treinamento;
Empresas de grande, médio e