UNIVERSIDADE CORPORATIVA
Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
No meio acadêmico e empresarial, a prática de educação corporativa tem sido utilizada, muitas vezes, como sinônimo de universidade corporativa (UC).
⦁ Educação Corporativa
A adoção do conceito de Educação Corporativa no Brasil teve início na década de 90. Até então a área de “Treinamento e Desenvolvimento” das empresas preocupava-se com o desenvolvimento das habilidades do trabalhador para a realização de suas atividades. O centro de treinamento tinha como foco o aprendizado individual e os resultados esperados eram o aumento das habilidades do profissional.
A visão taylorista foi revertida, os processos da área de treinamento redimensionados, mostrando que o profissional deve estar em processo contínuo de autodesenvolvimento e ocorreu a mudança da formação profissional do trabalhador para a educação profissional das empresas.
Os líderes e gestores devem assumir papel de educadores adotando uma postura responsável pela educação e aprendizagem de suas equipes. De outra forma, o processo educacional na empresa torna-se incompleto, uma vez que objetivos dos profissionais, serão frustrados, desperdiçando a contribuição da Educação Corporativa, catalizadora da formação profissional e pessoal do indivíduo.
Ao se pensar em uma proposta de Educação Corporativa o primeiro passo é entender o que é uma organização, como ela funciona,