Filosofia
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação
Introdução
Com o passar do tempo, o homem descobriu a importância do conhecimento, da ciência, da pesquisa e a busca incessante do desenvolvimento humano. A filosofia, neste processo histórico, teve um papel fundamental, abrindo caminhos para que o homem moderno tivesse uma qualidade de vida bem maior do que a séculos atrás. Mas o que é filosofia? Se traduzirmos esta palavra do grego significa “amor à sabedoria” e esta sabedoria vem dirimir dúvida sobre a existência, à verdade, os valores morais e estéticos e a vida. Surgida na Grécia antiga no século VI a.C., ela veio responder, racionalmente, questões relacionadas às nossas origens, a natureza das coisas e a existência de Deus. E, apesar de séculos e séculos de existência, não podemos imaginar que a filosofia já cumpriu seu papel social e que já não tem mais serventia. Pelo contrário, nunca se precisou tanto desta ciência nos dias atuais, para ensinar o povo a pensar e refletir sobre o que queremos para nossos filhos e netos.
O papel do educador é de suma importância nesta construção mundial de um círculo de conhecimento capaz de gerar em todos nós uma verdadeira revolução social, onde se acabe de vez com este abismo cultural onde o rico tem o melhor conteúdo e o menos favorecido é manipulado como massa de manobra.
A Natureza da Filosofia e o seu Ensino
A filosofia é sem dúvida alguma a mãe de todas as ciências e tem uma grande dificuldade de se apresentar de modo atrativo aos estudantes brasileiros, sendo necessário para compreender a filosofia captar a natureza aberta e especulativa desta ciência e que para se captar com exatidão é mister separar competências filosóficas da informação histórica, e a leitura filosófica ativa da simples compreensão.
A grande diferença entre a filosofia e outras ciências é o consensualíssimo. Na maioria delas há consenso de ideias, já na filosofia não há respostas perfeitas e acabadas. Quando dizemos