Universidade corporativa
PORTO NACIONAL, 15 OUTUBRO DE 2012.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
INTRODUÇÃO
Pode se afirmar que há anos atrás a educação era limitada ao setor acadêmico, as Universidades e escolas tradicionais. Porém, com a industrialização e globalização dos processos no mundo atual, se faz necessário à promoção de educação continuada aos funcionários, com o objetivo de qualificá-los e especializá-los no mundo do negócio, e assim a fazer com que a empresa mantenha uma vantagem competitiva.
Para isso, a Universidade corporativa se faz presente no mundo moderno, e apresenta-se como uma grande oportunidade de melhoria na qualificação da Mao de obra, principalmente no Brasil que exporta grande parte delas. Nesta ótica, este texto apresenta a Universidade corporativa, seu conceito, vantagens e desvantagens.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
As grandes transformações no mundo atual, bem como as rápidas mudanças no mercado cada vez mais industrializado e tecnológico, estar levando as empresas de pequeno e grande porte a investir cada vez mais em treinamentos para seus colaboradores, levando-os a terem um processo de aprendizagem continua. Diante disso, a Universidade Corporativa é uma forma bastante utilizada para tal objetivo, mas o que vem a ser “Universidade Corporativa”?
Para responder tal questão, Meister (1999) define Universidade Corporativa como um espaço educacional dentro de uma empresa e por ela gerenciado, com o objetivo de institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, que vise proporcionar a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais, com o propósito de assegurar vantagens competitivas permanentes às empresas.
A criação das Universidades corporativas se deu nos anos de 1950 a 1970, nos Estados Unidos, quando se precisava urgente de qualificação de Mão de obra, num espaço robótico e os funcionários necessitava de cursos para o desenvolvimento de competências. À medida que o desempenho