Mercado são josé
O relatório propõe apresentar, em duas partes, descrição e análise do Mercado de São José e de toda sua diversidade cultural sob uma perspectiva antropológica. Será apresentado, de forma descritiva, seu espaço físico, suas divisões em relação aos diferentes setores e toda sua diversidade de produtos e serviços, tais como: roupas, frutas, peixes, folhetos de cordel, produtos de umbanda e candomblé, jogos de búzios e tarô, entre outros. Com o apoio de procedimentos interdisciplinares da Antropologia, observou-se o perfil dos frequentadores em diversos horários. Procurou-se saber o que mais atraía o público dentro do mercado e como a falta de um vasto estacionamento contribuia para o impedimento da visita de mais turistas. Buscou-se, também, entrevistas com reflexões de diferentes comerciantes de dentro do mercado, com pontos de vistas e idéias diferentes, que nos ajudaram a entender a maravilhosa história do Mercado de São José.
OBJETIVO GERAL
Identificar, sob uma perspectiva antropológica, a diversidade cultura do Mercado de São José.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Analisar a estrutura arquitetônica do mercado e sua história; • descrever o perfil dos frequentadores em diversos horários; • identificar a diversidade do comércio formal interno; e, • observar o espaço físico e duas divisões em relação aos diversos setores.
MATERIAL E MÉTODOS
O ponto de partida das etapas metodológicas para realização desse relatório foi à elaboração de entrevistas com diferentes comerciantes. Para obter tais informações seguimos em formas de tópicos semi-estruturados, utilizando o mesmo padrão para cada pessoa, com oito perguntas abertas. Em seguida, consistiu-se em vistas com observação focal, analisando o dia-a-dia do Mercado de São José.
RELATOS DA OBESERVAÇÃO
Da História
O Mercado de São José é o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil, exportado da Europa para o Recife, no