Universalização do Acesso aos Direitos Sociais
SOCIAL E A DEMANDA POR ELE ATENDIDA NESSA PERSPECTIVA DE
UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS?
O profissional do serviço social tem como desafio formular e implementar propostas para enfrentamento da questão social e suas diversas expressões, tendo como princípio central a emancipação da sociedade através do acesso aos direitos dos usuários por meio das políticas públicas, participando como protagonista visando a igualdade e justiça social, criando novas estratégias, tendo uma leitura crítica da realidade e das mudanças que ocorrem de forma rápida e excludente.
Visto que a atuação do assistente social realiza-se em diferentes áreas; organizações públicas e privadas, é necessário que detenha conhecimentos de atuação teórico – metodológico, ético- político e técnico- operativo para prestar um serviço de qualidade. Assim toda a intervenção profissional no processo de trabalho deve ser pautada na instrumentalidade onde são materializados os resultados e concretização dos objetivos com a intencionalidade no agir profissional. Diante de todas as mudanças da sociedade capitalista, e sendo o Serviço
Social uma profissão dinâmica, cabe ao assistente social modificar a sua forma de atuação em decorrência da demanda que lhe é colocada acompanhando o movimento da sociedade visualizando novos espaços como possibilidade de intervenção sobre uma realidade social concreta. Ou seja, cabe ao profissional ir além das fronteiras do imediatismo das funções repetitivas e burocráticas superando o assistencialismo e avançar na luta pelos direitos sociais e cidadania.
Com isso o profissional do serviço social possibilita as transformações da realidade objetivando a mudança social, e ao comprometimento com a universalização do acesso aos direitos dos demandantes.