serviço social
EDNA APARECIDA FOGO MARTINI
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
BIMESTRE: 4º
TURMA:
PROFESSORA: AMARILIS TUDELLA Questão
1. Enfatizamos a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e no projeto ético político a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. É neste terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão. Contudo, é na defesa da efetivação dos direitos que os assistentes sociais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdade, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma camuflada e contestadora – haja vista que a verdadeira cidadania está atrelada à universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito. Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do aceso aos direitos sociais?
Bom trabalho!
Profa. Amarilis Tudella
Referência: IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: Cortez, 2010.
RESPOSTA:
O profissional assistente social atua no âmbito das relações entre o sujeito sociais , entre eles ,o Estado .Desenvolve um conjunto de ações de caráter socioeducativo que inciden na reprodução material e social da vida junto a indivíduos, grupos, família, comunidade e movimentos sociais numa perspectiva de transformação social.
Essas ações visão ; fortalecer a autonomia, a participação e o exercício da cidadania: capacitar mobilizar e organizar o sujeito, individual e coletivamente, garantindo o acesso a bens e serviços sociais ; a defesa dos direitos humanos a vanguarda das condições socioambientais de