unip
Trabalho das disciplinas “Interpretação e Produção Textual” e “Filosofia do Direito”, referente ao primeiro semestre do curso de Direito da Universidade Paulista – UNIP.
Prof ª. Maria Carmen Guimarães Possato
Profº. Paulo Younes
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
2014
Resumo
Esse trabalho consiste em uma resenha crítica sobre o filme ”O Desafio da Lei”, nele expomos conceitos sobre a legalidade da questão “o aborto”, bem como os pontos de vista e opiniões levantados na obra de Ronald Bass e Jane Rusconi sobre o afamado caso de Virgina Mabes, ocorrido no Alabama por volta da década de 70. Após serem apresentados os argumentos sobre essa legalidade, debateremos os pros, contras e primordialmente seus impactos sociais.
Abstract
Sumário
Introdução A obra baseia-se na história real de Virgina Mabes na década de 70, onde foi processada no Estado do Alabama por abortar. Nela seu caso foi encaminhado a Corte Suprema dos EUA, a qual tinha acabado de ser nomeado ministro Joseph Kirkland, interpretado por (Andy Garcia).
É decidido pela cúpula, que cada estado da Federação deveria normatizar ou não o aborto, mas a partir do caso de Virginia, nenhuma mulher mais deveria ser condenada por tal ato. O trabalho tem como função, enquadrar os conceitos de justiça à temática do filme “O Desafio da Lei”, portanto, questionando se o ato de abortar é justo da perspectiva da mãe e do feto.
A relatividade dos conceitos de justiça, suas interpretações e seus valores são questionamentos frequentes. Consequentemente, interferem coativamente em todos os campos, sendo necessário assim, saber analisar diversos aspectos de uma determinada situação, vivenciando suas consequências. Transpondo as normas ou ordenamento jurídico.