E-commerce resumo pessoal
UNIP
Negócios e Comércio Eletrônico
Jéssica Anecí Freitas Vieira
RA: C300FE-4
Fotografia 1º semestre
Maio 2014
Santos - SP
Negócios e Comércio Eletrônico
Com a chegada do comércio eletrônico (e-commerce) surgiu uma forma de obter maiores ganhos e também competitividade nos negócios. O comércio eletrônico está se expandindo rapidamente em todo o mundo, um dos motivos é a facilidade e comodidade do consumidor de poder adquirir um produto ou serviço sem precisar se locomover até o local da compra, fato que também expande a quantidade de clientes, já que permite que a área de vendas abrangida seja maior. Comércio e negócios eletrônicos exigem uma mudança completa, em relação à estrutura organizacional e processos gerenciais da empresa. O comércio eletrônico possui duas formas de funcionamento.
A primeira forma se refere aos participantes que divide o comercio eletrônico em 3 formas:
Empresa-consumidor (e-commerce B2C): venda de produtos e serviços a compradores individuais.
Empresa-empresa (e-commerce B2B): venda de bens e serviços entre empresas
Consumidor-consumidor venda eletrônica de bens e serviços entre consumidores. A segunda forma se refere à conexão física entre o participante e a web, utilizava-se redes ligadas por fio e hoje pode-se acessar a internet e todos seus tipos de serviços através de telefones celulares e outras aplicações digitais portáteis sem fio. a utilização desse tipo de aparelho, chama-se Comércio móvel (m-commerce).
B2C (Business to Commerce) é a sigla que define a transação comercial entre empresa e o consumidor final através de uma plataforma de e-commerce. A finalidade dessa operação tende a ser apenas de consumo.
B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente onde uma empresa comercializa seus produtos para outras empresas. A finalidade