Unidades de conservação
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL
CLASSIFICAÇÃO DAS ZONAS NOS BAIRROS: JARDIM GOIÁS, SETOR SUL
GOIÂNIA, 20 DE MARÇO DE 2014.
INTRODUÇÃO
O Zoneamento Urbano é um tradicional instrumento do planejamento urbano, caracterizado pela aplicação de um sistema legislativo que procura regular o uso e ocupação da terra urbana por parte dos agentes de produção do espaço urbano, tais como construtoras, incorporadoras, proprietários de imóveis e do próprio Estado.
Normalmente, as leis de zoneamento restringem o tipo de estrutura a ser construída em um dado local com base em sua função. As diferentes zonas limitam uma dada área da cidade para certo tipo de estrutura. Zonas residenciais permitem a ocupação do solo somente para uso residencial, zonas comerciais apenas para uso comercial e zona industrial apenas para indústrias. As zonas mistas permitem o uso residencial, comercial e eventualmente uso industrial de baixa densidade.
OBJETIVO
A Lei Complementar N° 031, de 29/12/1994 dispõe sobre o uso e a ocupação do solo nas Zonas Urbanas e de Expansão Urbana do Município de Goiânia e estabelece outras providências urbanísticas.
O objetivo deste trabalho é classificar as Zonas dos bairros Jardim Goiás e Setor Sul de acordo com visitas in loco, pesquisas na internet e consulta da Lei acima descrita.
JARDIM GOIÁS
HISTÓRICO
Jardim Goiás é um bairro nobre que se localiza na cidade de Goiânia. Inicialmente, a área do local fazia parte de uma fazenda pertencente à Lourival Louza. Seu crescimento ocorreu a partir da década de 1980, com a construção do Flamboyant Shopping Center e sua inauguração em 1981. Houve um pequeno crescimento vertical na região, contudo, foi a partir da década de 90 que vários hipermercados, como o Carrefour e o Walmart se instalaram na região, o que trouxe uma grande especulação imobiliária. Atualmente é um