tropicalia
Disciplina
Estratégias Econômicas Empresariais
Aula
Número
6
Tema
Teoria do consumidor: modificações no preço e na renda. Demanda individual e demanda de mercado.
Objetivos Específicos
Deduzir a curva de demanda observando as escolhas do consumidor devido às variações no preço.
Professor(a) autor(a)
Andressa Guimarães Rego
Sumário temático
Introdução
1 Escolha do consumidor
2 Mudanças no preço
3 Mudanças na renda
Considerações finais
Referências
Introdução
A escolha ótima é alterada conforme muda o preço de um dos bens e a renda do consumidor. A restrição orçamentária se modificará e tangenciará uma nova curva de utilidade. Conhecendo a escolha ótima em cada caso deduziremos para as modificações no preço de um dos bens a curva preço-consumo e curva de demanda, e para as mudanças na renda a curva renda-consumo e a curva de Engel.
Retomaremos o estudo do ponto de escolha ótima para os casos mais utilizados e como a restrição orçamentária é alterada em cada caso. Por fim, também veremos a classificação dos tipos de bens em substitutos ou complementares e normais ou inferiores dentro desse novo contexto.
1 Escolha do consumidor
Estudaremos como altera a escolha do consumidor conforme mudamos o preço do bem. Dadas as preferências (mapa de indiferença) e a restrição orçamentária, o consumidor procura maximizar a sua satisfação (utilidade). Cada vez que alteramos o preço, temos uma nova restrição orçamentária que, mantendo as preferências do consumidor, resulta em um novo ponto ótimo.
Portanto, para deduzir a demanda do consumidor precisamos observar as escolhas conforme mudamos os preços do bem. Também analisaremos as escolhas mudando a renda e retomaremos a classificação dos bens.
1.1 Função utilidade: casos típicos
A cesta ótima é o ponto em que o consumidor maximiza a sua satisfação sujeito à restrição orçamentária. Esse ponto pode ser encontrado através: i) da igualdade entre a inclinação da restrição