Unidade de ensino
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO DIDÁTICO
DOCENTE: DIEGO CHIAPINOTTO
ACADÊMICA: NAIANA ALVES DE OLIVEIRA
UNIDADE DE APRENDIZAGEM
Caxias do Sul, novembro de 2012
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O presente trabalho, da disciplina Análise e Produção do texto Didático, tem por finalidade a elaboração de uma unidade de ensino com base nos estudos realizados ao longo do semestre. Essa unidade de ensino teve como ponto de partida a transposição de um texto científico para um texto didático. A elaboração da unidade de ensino tem como objetivo proporcionar uma situação em que o educador facilite, aos alunos, o reconhecimento das características do gênero textual fábulas e consequentemente seja capaz de produzir a sua própria fábula.
PRODUÇÃO DO TEXTO DIDÁTICO
Os gêneros textuais
Quando produzimos um texto, mesmo sem pensar muito nisso, nós o organizamos de acordo com a finalidade que ele terá. É fácil notar, por exemplo, que quem produz um texto para jornal tem em mente uma finalidade comunicativa, diferentemente de quem escreve ou faz uma fábula. Além disso, esses textos são produzidos e veiculados em situações e contextos diferentes.
Justamente essas distintas finalidades comunicativas, situações e contextos de produção fazem com que os textos sejam diferentes.
Agora preste atenção no seguinte: se você tiver que relatar um fato, o texto que você produzirá para isso será, provavelmente, mais parecido com uma noticia de jornal do que com uma tirinha humorística ou do que uma fábula: a notícia é uma forma mais usual de se relatar um fato do que uma história em quadrinhos ou um pequeno conto. Isso acontece pelo fato de que, ao longo do tempo, o ser humano foi criando formas mais ou menos parecidas e mais ou menos