Unidades basicas do ensino de portugues
GERALDI, J. W. (org.). Unidades básicas do ensino do português. In: O texto na sala de aula: Leitura e produção. 2ª ed., Cascavel: Assoeste, 1985.
Se analisarmos a prática docente das aulas de língua portuguesa iremos perceber que o grande problema enfrentado pelo corpo docente refere-se à leitura, produção de texto e aná E a leitura de narrativas longas como romances e novelas. Nas atividades propostas o aluno praticaria a leitura por prazer e não com intuito de participar de um processo avaliativo. Entretanto o autor dá mais ênfase à segunda prática de leitura, haja vista que a primeira, apresenta uma estreita relação com pratica de produção textual.
Para o autor quanto mais o aluno realizar leituras, diversificadas, maior será a possibilidade de ampliar o contato dos mesmos com os livros e respectivamente com a diversidade de textos, desenvolvendo assim o gosto pela leitura. Essa prática de leitura fará com que o aluno melhore a sua opinião critica e formação de ideias tanto nas produções orais e escritas.
A primeira atividade inicial proposta por Graldi é de leitura, realizada durante os quatro bimestres, a mesma consiste no empréstimo de livros, conseguidos de várias formas: aquisição, utilização da biblioteca escolar ou pública, pedido de auxilio a clubes de serviço, pedido a editoras ou conseguidos através de iniciativas dos próprios alunos. Inicialmente a leitura é realisada na sala de aula, dando continuidade em casa, sem fins avaliativos como fichas, roteiros, resumos ou outras atividades escritas. A avaliação desta atividade e continua de acordo com as anotações realizadas pelo professor por meio de observações.
No segundo tópico A prática de produção de textos, o autor traz o problema de escrita, “ o exercício de redação na escola, tem sido um martírio não só para os alunos,mas também para os professores”( p.64) , A repetição