unidade de ensino
DESVENDANDO CRIMES COM SHERLOCK HOLMES
DURAÇÃO: Dois períodos de aula.
JUSTIFICATIVA:
Considerando que os alunos da 8ª série se mostram apáticos de desmotivados nas aulas, a utilização de uma literatura atrativa ao público juvenil pode motivá-los a buscar novas leituras e instigar seu senso analítico e crítico.
OBJETIVOS:
O que: mobilizar os alunos para a leitura literária através de uma Mini-investigação.
Para que: para desenvolver seu senso crítico por meio de contos policiais, integrar os alunos, despertar a atenção aos detalhes, instigar a curiosidade pela leitura de contos clássicos de aventura.
Como: através de atividades lúdicas e analíticas com o uso de histórias de Sherlock Holmes.
CONTEÚDOS
Leitura e interpretação.
OPERACIONALIZAÇÃO
A turma será dividida em grupos de 4 a 7 alunos. Cada grupo receberá um conto de Sherlock Holmes para ler em casa (tarefa de casa). Tendo o texto lido os alunos de cada grupo receberão um “papel” a assumir em seu grupo. O líder é Sherlock Holmes e os demais receberão o papel dos suspeitos ou de algum personagem importante da história. Cada um receberá uma folha a ser preenchida – a ficha da personagem, com detalhes sobre a mesma. O primeiro período de aula será utilizado para que cada um preencha esta ficha, com uma lista de pistas e acontecimentos que deva se recordar – de acordo com a história lida.
No segundo período de aula, os grupos irão iniciar diferentes investigações. Na primeira metade da aula, alguns grupos serão investigados através de entrevistas. No grupo entrevistado, Sherlock Holmes deve contar qual crime está sendo investigado e as pistas iniciais. As demais pistas e os questionamentos serão feitos pelo grupo investigador a partir daí, até que se chegue a alguma conclusão. Com o tempo esgotado, se não houver uma conclusão, Sherlock deve contar qual foi o desfecho.
Na segunda metade do período, os grupos se revezam. Entrevistados são agora os investigadores.
Ao