Umidade 2
Segundo VILELA et al.,(2003), podem ocorrer perdas na composição de produtos agrícolas provenientes de muitos fatores, sendo eles, forma de plantio, qualidade do solo em nutrientes, época de colheita, armazenamento e transporte. O estudo traz ainda fatores relacionados ao setor varejista, como o manuseio desprovido de qualquer cuidado nos supermercados pelos funcionários e pelos consumidores, o que pode causar ferimentos e amassamentos ao produto.
Outro fator que pode estar relacionado a essa diferença entre o valor encontrado e o valor de literatura são as condições de cozimento e manejo da amostra no preparo para sua utilização nas determinações, como por exemplo o tempo e modo de cozimento, tendo em vista que foi observada uma perda 2,1% de água durante o cozimento.
Existem muitos modos de consumo para a batata doce, porém em muitos deles é necessário que o alimento esteja com o mínimo teor de umidade possível para que não ocorra rápida deterioração do produto. Segundo GONÇALVES (2007), várias industrias no ramo alimentício utilizam o método de Tratamento Térmico de Baixa Umidade, para modificar amidos presentes na batata doce para que estes apresentem maior estabilidade e resistência as condições adversas, retirando água do alimento.
Os minerais são de extrema importância metabólica, pois estão envolvidos em várias reações bioquímicas e suas reações. O valor encontrado para cinzas é de 1,6% (0,03g), segundo a TACO (2011) o valor para cinzas em 100g de batata doce cozida é de 0,4g, valores em porcentagem não foram encontrados para comparação.
O baixo teor de minerais na amostra analisada pode ser devido as condições de cultivo, condições do solo e clima. Os minerais são obtidos do solo então sua composição é essencial na composição da batata doce, em relação