Relatorio 2 Umidade Medidas E Erros II
Os alimentos possuem certa quantidade de água, que influenciam muito em sua composição, validade, verificar a quantidade de água usando a balança analítica para fazer testes de medidas e erros.
INTRODUÇÃO
Todos os alimentos possuem alguma quantidade de água e outros componentes voláteis que podem alteram suas características.
Muitas vezes o teor de água determinado permite que ocorra o desenvolvimento de algum microorganismo e a umidade de um alimento esta relacionada com sua estabilidade e qualidade e composição.
A quantidade de água é importante no processamento de vários produtos, como, por exemplo, a umidade de trigo para fabricação de pão.
A remoção da água por aquecimento resulta em produto seco. Normalmente esse processo é feito através de uma estufa que atinge 105ºC.
O tempo necessário para a remoção dos líquidos da amostra depende também do tamanho da amostra, assim amostras menores aceleram a perda de água.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e aplicadas na análise de alimentos, estando esse parâmetro relacionado com a estabilidade, qualidade e composição de produtos alimentícios. Presença de umidade/água em alimentos afeta a sua estocagem, a sua embalagem e o seu processamento. A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. No processo de secagem essa determinação é fundamental. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar as seguintes características do produto:
Estocagem: alimentos estocados com alta umidade irão deteriorar mais rapidamente que os possuem baixa umidade. Por exemplo, grãos com umidade excessiva estão sujeitos a rápida deterioração devido ao crescimento de fungos que desenvolvem toxinas como aflatoxina. Embalagem: alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar uma umidade excessiva. Por exemplo, a velocidade do