Pressão de Vapor da Água e Umidade Relativa - Fisica Experimental 2
Data de realização: 21/12/2012
Grupo: 7
Componentes do grupo presentes na aula:
-
-
-
Título: Pressão de Vapor da Água e Umidade Relativa
Objetivo: Verificar experimentalmente como o volume de vapor da água varia com a pressão aplicada, à temperatura ambiente, para obter a pressão de vapor. Determinar experimentalmente a dependência da pressão de vapor da água em função da temperatura entre 4ºC e 80ºC. Determinar o calor latente de vaporização da água.
Utilizar a curva obtida da pressão de vapor em função da temperatura para determinar experimentalmente a umidade relativa do ar.
Fundamentação Teórica: Vaporização é a mudança de estado de uma substância de seu estado líquido para o estado gasoso. Moléculas estão continuamente deixando a superfície de um líquido e passando para a fase gasosa. Por outro lado, moléculas na fase gasosa estão continuamente batendo na superfície e se incorporando ao líquido.
Quando o número de moléculas que deixam o líquido é igual ao número de moléculas que retornam dizemos que o vapor está saturado. Em tais condições, a pressão que o vapor exerce sobre o líquido é chamada de pressão de vapor.
No caso do ar atmosférico, que é uma mistura de gases e vapor de água, a pressão total é a soma das pressões parciais exercidas por cada um dos componentes da mistura. Pela lei de Dalton, a pressão parcial de cada componente é a mesma que ela exerceria se ocupasse sozinha todo o volume da mistura.
Se o ar fosse mantido absolutamente seco, ou seja, com umidade relativa de 0%, toda água líquida em contato com ele iria evaporar. Isso porque o número de moléculas que passariam à fase gasosa não seria compensado por vapor d’água que deveria retornar ao estado líquido. Não haveria, nesse caso, pressão parcial exercida pelo vapor, pois simplesmente não existiria vapor para exercer qualquer pressão. Se, por outro lado, a umidade fosse de 100% o ar estaria saturado de água, ou seja, a pressão exercida pelo