solo mecânico
Compactação do Solo
Discente: Genilson Ramos Wiviane Ramires Rolnado Adreóli Natal Fernado Meguel Mariano
Turma: 1032.2N
Cuiabá – MT, Setembro de 2013
Sumário
1. Introdução
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado. A resistência do solo está relacionada com seu grau de compacidade adensado por um determinado esforço. Para cada tipo de solo e para cada esforço de compactação existe uma determinada umidade, denominada umidade ótima de compactação, na qual ocorrem as condições em que se pode obter o melhor adensamento, maior massa específica seca. Nesta condição, o solo também apresenta menor porosidade, caracterizando assim um material mais durável e mais resistente mecanicamente.A umidade ótima de compactação é determinada através da medida da massa específica do solo em diferentes umidades, quando ele é compactado em um determinado molde (cilindro de Proctor). As massas específicas são representadas em gráfico, em função da umidade e massa específica, obtida na curva de compactação, definindo assim a umidade ótima do solo.
NBR 7182/1986 | Solo – Ensaio de compactação.
2. Objetivo
Proceder a realização do ensaio de compactação tipo Proctor Normal, com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação.
3. Fundamentação Teórica
Em Mecânica dos solos o Ensaio de compactação Proctor é um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, condição que aperfeiçoa o